Um foi construído para ser sede de um dos principais eventos do Brasil. O outro, é apenas uma arena de um time de futebol. Um deles, foi palco da abertura da Copa do Mundo, o outro, foi estreado em um jogo simples do campeonato brasileiro. Porém, bem ao contrário do que parece, o segundo é infinitas vezes mais confortável e melhor do que o primeiro.
Este não é um artigo de ordem esportiva (até por que eu Beto do site Publicador, sou torcedor do Corinthians), mas sim uma análise de uma amostra de como é a diferença entre o estatal e o privado no Brasil. O Itaquerão é o estádio do Corinthians, foi construído com recursos do BNDES e com grande “ajuda” estatal. Pode-se dizer, que por mais que o Corinthians venha a quitar sua dívida com o governo, ele é o suprassumo das obras estatais, com superfaturamento, péssima qualidade e diversos acidentes em sua construção. Custo estimado da obra, 820 milhões.
Já o Allianz Parque foi construído com o patrocínio de uma das principais empresas de seguros do mundo. Foi feito sem o intuito de sediar jogos da copa e foi concebido com a referência do Allianz Arena, estádio do poderoso time alemão, Bayer de Munique. Qualidade e beleza são vistos em todas as partes do complexo esportivo. Custo aproximado, 300 milhões de reais, quase 3 vezes menos que o Itaquerão.
Eles escancaram as diferenças entre as obras e os serviços no Brasil, onde o que é estatal, na grande maioria dos casos é feito com altíssimo custo e pouquíssima qualidade, bem como o que é feito pela iniciativa privada, tem mais qualidade e os custos são bem mais baixos. Vale o mesmo para empresas e outros serviços. Veja o seguinte, os dois principais bancos estatais, tem concursos todos os anos, para quadro pessoal, geralmente com milhares de novas vagas. Estas vagas são muito maiores do que o crescimento das agencias, fato este que deveria melhorar os serviços. Porém, não é isso que se vê na prática.
A Vale, principal mineradora do país, era estatal e colecionava prejuízos milionários. Bastou ser estatizada e passar a ter uma gestão de qualidade, que se tornou uma das empresas mais lucrativas do Brasil.
Eu até desafiaria alguém a me mostrar um serviço estatal que seja melhor do que os oferecidos pela iniciativa privada. E pensar que este país, tem cada vez mais intervenção estatal… Isso explica muita coisa!
Nenhum comentário: