Yane Marques de olho na evolução técnica
A simpatia e o sorriso largo de Yane Marques não escondem a satisfação da pernambucana em relação ao término da temporada de 2014. É certo que ela não figurou em muitos pódios – vale ressaltar, porém, que ela faturou dois ouros, um no Pan-Americano e outro no Sul-Americano –, mas foi neste ano que Yane alcançou maior evolução técnica na carreira. O bom momento oferece ainda mais motivação para a pernambucana traçar suas metas para 2015, ano pré-olímpico importantíssimo para quem deseja disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
Yane adotou uma estratégia diferente. Antecipou as férias para setembro/outubro e nivelou seu planejamento de acordo com o calendário europeu. “Antes eu tirava essa folga em novembro ou dezembro. Mas na Europa os atletas param logo depois do Campeonato Mundial. Foi o que eu fiz e, dessa forma, ganhei cinco meses de preparação até a primeira competição de 2015 (a 1ª etapa da Copa do Mundo)”, explicou a pentatleta.
De acordo com sua análise, em fevereiro, mês do início dos torneios de pentatlo moderno, ela estará em pleno ritmo de competição. “A gente acredita que essa mudança vai ser muito boa, porque vou começar a temporada mais forte. Com melhores resultados quantitativos. Isso pode ter um reflexo muito positivo”, acrescentou.
As novidades não param por aí. A partir do próximo dia 22, Yane passará duas semanas frequentando um centro de treinamento em Dublin, na Irlanda. Esta é a primeira vez que a pernambucana viajará para o país britânico para treinar. Antes, quando ela precisava de atividades mais específicas para a esgrima, ela optava por países como Itália, Estados Unidos e França.
“Essas são opções que sempre garantem sucesso nos nossos objetivos. Mas mudar de lugar vai ser ótimo, porque vamos conhecer e competir com novas escolas de esgrimistas”, explicou a pentatleta, que há quatro semanas voltou a treinar e, hoje, continua com sua rotina de atividades com foco nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. JC
Nenhum comentário: