Confira a lista oficial do secretariado de Paulo Câmara

O governador eleito Paulo Câmara (PSB) divulgou, em um hotel na Zona Sul da [...]

Em Tuparetama, vice prefeito prova esta falando a verdade em defesa dos desportistas e blogueiro Romero Moraes responde ataques

Após denuncia do vice prefeito de Tuparetama, Ivaí Cavalcante, na Câmara de [...]

Franklin Nazário é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira

Foto: Júnior Finfa A nova composição da Mesa Diretora da Câmara de Veread [...]

Allianz Parque e Itaquerão, a diferença entre o estatal e o privado no Brasil

Um foi construído para ser sede de um dos principais eventos do Brasil. O ou [...]

Menor se expõem com armas no Whats App e se dá mal em Serra Talhada

As redes sociais estiveram bastante agitadas na tarde desta terça-feira (09) [...]

POLICIAL
CIDADES

Como o blog Mais Pajeú informou em primeira mão aconteceu um grave acidente próximo a entrada do distrito

A noite deste domingo (14) em Serra Talhada foi de encanto para uma verdadeira multidão que foi à frente d

Foi veiculado na imprensa que os funcionários da Prefeitura de Tuparetama estão recebendo salários em dia,

A Prefeita de Arcoverde Madalena Britto, no uso de suas atribuições legais, homologou o Concurso Público

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, entregou na manhã desta Quinta (11), os novos fardamen

ENTRETENIMENTO
PARAÍBA
MAIS NOTÍCIAS
Internauta Repórter
Prefeitura de Tuparetama cancela apoio ao Balaio Cultural
domingo, 9 de novembro de 2014 Por: Grupo Roma Conteúdos

Com quatro anos de existência, o Balaio Cultural de Tuparetama é hoje consolidado como o evento cultural mais importante da cidade com a solidez característica da resistência cultural do povo do vale do Pajeú.

Trata-se de um movimento representativo de diversos seguimentos culturais da cidade, bem como, ponto de intercâmbio com outros municípios da região do Vale do Pajeú, sendo difundido nos quatro cantos do país.

Considerando a dimensão e importância que tomou o Balaio Cultural recebo tristíssimo a notícia de que o prefeito da cidade cortou o apoio financeiro que o MUNICÍPIO dava para pagar o som, desde o seu surgimento há quase quatro anos.

Sem dúvida, esse ato não impedirá de o Balaio ser realizado e ter no seu palco os sempre fiéis e verdadeiros amigos da cultura, da poesia, e das artes, por ser um evento realizado de forma direta, sem ingerência política e sem palanque armado para nenhum partido, realizado de forma colaborativa por todos os munícipes e acima de quaisquer interesses individuais.

Pela afinidade geográfica, o Balaio Cultural é reconhecido hoje no Pajeú e no Cariri paraibano como genuíno produto do esforço e colaboração do povo de Tuparetama. É um patrimônio de todos. Representativo das mais autênticas formas de manifestação da cultura nordestina e o seu formato hoje está espalhado em eventos similares por todo o Brasil.

A decisão do prefeito de Tuparetama Deva Pessoa (PSD) é absolutamente contrária ao que vinha sendo praticado e defendido, também, pelo Ilmo. Sr. Tárcio Oliveira, Secretário de Cultura Município, quando no aniversário de dois anos do Balaio Cultural disse:

“O apoio que o poder público dá ao Balaio Cultural é importante e necessário como todo apoio que se dá a iniciativas voluntárias e democráticas, mas não é maior nem menor que o apoio oferecido pela comunidade, pelo público que comparece prestigia e aplaude, pelo comércio que patrocina, pelos artistas que se apresentam sem exigir cachês.

Entendemos também que não compete ao poder público fazer cultura. Cultura quem faz é o artista. Ao poder público compete apoiar, divulgar, fortalecer e ampliar as diversas manifestações, criações e reinvenções do povo através dos seus artistas. Jamais será da competência de um governo sério e democrático tentar impedir ou prejudicar iniciativas que beneficiam a comunidade.

A cultura é nossa alma, nossa riqueza maior e nossa identidade. A Cultura não tem nem pode ter partido político ou palanque eleitoral. Quanto mais iniciativas como o Balaio Cultural nós tivermos em nosso município, melhor será. Assim como o Balaio, qualquer outro evento que possa surgir da iniciativa dos artistas e da comunidade será sempre bem-vindo. Como o disse o prefeito Dêva Pessoa, nós queremos somar e multiplicar e não dividir ou diminuir.

Por fim saudamos e parabenizamos todos os artistas, idealizadores e organizadores do Balaio Cultural por estes dois anos de permanência e resistência.”

Tuparetama, 14 de janeiro de 2013.
TARCIO OLIVEIRA

É de causar profunda estranheza, ainda, essa mudança de comportamento do Secretário de Cultura do Município, totalmente alheio e ausente durante esse recente bloqueio do apoio do poder público municipal a realização do evento. Um posicionamento nitidamente contrário ao discurso de quando assumiu a pasta de cultura dois anos atrás.

Num momento como esse em que o Nordeste sofre com tantos preconceitos exibidos nas redes sociais, com tanta divisão política no país e apedrejamento moral das instituições públicas é inadmissível que um prefeito de uma cidade encravada no coração do sertão nordestino adote uma postura absurdamente contrária à defesa do patrimônio cultural do município dessa forma.

Essa perseguição política contra o Balaio Cultural é um equívoco, porque é uma perseguição política contra todo o povo de Tuparetama. É uma perseguição política contra todo o povo do Pajeú e Cariri e é uma perseguição política contra todo o povo Nordestino.

Sobre esse corte de verbas para o Balaio Cultural eu disse:

Prefeito seu desaprovo
É contra toda a cultura
Que a verba da prefeitura
Não é sua, ela é do povo.
O seu proceder é novo
Descumprindo o prometido
Mas, o povo perseguido
Não aprova a covardia
De ser contra a poesia
"Cultura não tem partido"*

Pedro Torres Filho, poeta e advogado.
*Mote de Fernando Marques

Fonte da citação do Secretário de Cultura: Blog Tárcio Viu Assim

Grupo Roma Conteúdos

Site de Noticias do Pajeú

Nenhum comentário:

Comente: