Em rede social, vereadora de Natal define Norte e Nordeste como Nova Cuba
Professora aposentada e defensora da Educação na Câmara Municipal do Natal, a vereadora Eleika Bezerra (PSDC) gerou polêmica com uma postagem em sua página no Facebook, na manhã desta segunda-feira (27). A vereadora publicou uma montagem em que o mapa do Brasil é dividido entre "Brasil" e "Nova Cuba", marcando o Norte e Nordeste, além de Espírito Santo e Rio de Janeiro, como separado do restante do país. Além disso, a imagem sugere a implosão do estado de Minas Gerais e construção de um lago.
Na eleição deste ano, o PSDC, partido da vereadora, teve Eymael como candidato à Presidência da República. No segundo turno, a legenda optou por apoiar o candidato Aécio Neves (PSDB), que foi derrotado por Dilma Rousseff (PT). A presidente venceu na maioria do Norte e em todo o Nordeste, além de vencer também em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Menos de uma hora após a postagem, a imagem já havia sido compartilhada por 35 pessoas e recebido 85 comentários - na maioria dos casos, negativos à postura da professora. "Vamos denunciar essa senhora", postou um internauta. "Vamos implodir o seu mandato de vereadora em 2016", postou outra pessoa.
Aos 71 anos de idade, Eleika Bezerra está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal do Natal. Ela foi eleita em 2012, com 2.210 votos e é integrante da comissão de Educação do Legislativo Municipal.
A vereadora Eleika Bezerra (PSDC) emitiu nota comentando a postagem que fez, na manhã de hoje (27), em sua página pessoal do Facebook. A parlamentar garantiu que não tinha o objetivo de promover preconceito, mas afirmou que o próprio resultado da eleição mostrou "uma clara divisão do Brasil". Horas depois, Eleika apagou a postagem de sua página e afirmou que elas estaria sendo usada "de forma desleal para incitar manifestações separatistas".
Na opinião da parlamentar, a campanha dividiu o país em etnias e classes. "Quem fez o discurso da separação, por exemplo, entre pobres e ricos?", questionou a vereadora.
Falando sobre Cuba, que foi alvo da comparação, a vereadora disse que o Brasil precisa se espelhar em Cuba no que diz respeito a áreas de saúde e educação, "mas nunca na ausência de liberdade de expressão". "Por esse motivo, inclusive, acredito que tenho o direito de expressar o que penso", disse a vereadora, afirmando ainda que o Nordeste tem mais da metade dos analfabetos do país. (Tribuna do Norte)
Nenhum comentário: