STJD exclui Grêmio da Copa do Brasil por ofensas racistas a Aranha
quarta-feira, 3 de setembro de 2014 Por: Grupo Roma Conteúdos

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em julgamento nesta quarta-feira, decidiu pela exclusão do Grêmio da Copa do Brasil pelas ofensas racistas sofridas pelo goleiro Aranha.

Além da eliminação da competição, o clube terá de pagar multa de R$ 54 mil e os torcedores identificados serão impedidos de entrar em estádios por 720 dias. O Grêmio pode recorrer da decisão.

No mesmo julgamento, o árbitro Wilton Pereira Sampaio foi suspenso por 45 dias por não relatar o incidente na primeira versão da súmula. Seus dois auxiliares foram suspensos por 30 dias.

Como foi o julgamento:

No início do julgamento, o presidente Fábio Koff foi chamado como testemunha de defesa e destacou a trajetória histórica de negros no clube. Ressaltou, também, as ações tomadas pelo Grêmio para coibir o preconceito.

A acusação apresentou vídeo da entrevista de Aranha ao Fantástico. Lembrou a reincidência do clube ao destacar o incidente que envolveu o zagueiro Paulão e criticou a postura de parte da torcida, que entoou cânticos com a palavra "macaco" no jogo diante do Bahia.

Os advogados de defesa do Grêmio, Gabriel Vieira e Michel Assef Filho, voltaram a destacar as ações do clube para combater o racismo. Assef Filho disse que punir um clube que combate o racismo é um "desestímulo" às campanhas contra o preconceito.

Nos votos, os auditores foram unânimes na decisão de excluir o Grêmio. (Zero Hora)

Grupo Roma Conteúdos

Site de Noticias do Pajeú

Nenhum comentário:

Comente: