Em 2012 o Campeonato Brasileiro da Série A foi o 6º mais valioso do mundo. Contribuiu para isso ter jogadores como Neymar, Lucas e Paulinho, entre vários outros, disputando suas partidas. Já em 2013 foram perdidas duas posições, caindo para o posto de 8º mais valioso. Agora, em 2014, depois da saída de Lucas em 2012 para 2013, e de Neymar, Paulinho e Bernard em 2013, o cenário é bem representado por mais uma queda de duas posições no valor total, onde passa a ser o 10º mais valioso do mundo, ou de três posições – 11º colocado – se considerarmos a média de valor de mercado do elenco de cada um de seus times.

Paradoxalmente, nesse mesmo período as receitas e gastos dos clubes aumentaram bastante. Como esse OCE vem comentando há um bom tempo, muito dinheiro foi gasto e continua sendo gasto com atletas veteranos ou atletas que não deram certo em terras estrangeiras. Nos dois casos falamos de jogadores que não mais têm mercado no exterior e voltam para o Brasil com altos salários, superiores à capacidade de pagamento de seus novos clubes, montados na fama aqui deixada, apoiados pelas lembranças nas cabeças dos torcedores e confiantes em trabalharem num mercado que, se é caótico por um lado, por outro ainda não tem o nível de profissionalismo que é visto no futebol de outros países. Aliás, nada mais comum que o mesmo jogador que aqui é cheio de lero-lero e exigências, verdadeiro terror dos treinadores, em outras terras “virar” profissional. Se não “vira”, volta ou vai para mercados sem visibilidade.
Esse estudo, como os anteriores igualmente postados nesse OCE, foi elaborado pela Pluri Consultoria. Vamos, então, à lista dos 25 torneios mais valiosos do mundo, e na sequência aos destaques elaborados pela consultoria.
Fonte: Globo Esporte
Nenhum comentário: