Patriota assina adesão ao programa cidades sustentáveis
No Recife, onde participou de encontro preparatório ao Habitat lll - Conferência da ONU sobre moradia e desenvolvimento urbano sustentável – o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, assinou o termo de adesão ao programa Cidades Sustentáveis, promovido pelo Instituto Ethos e pela Rede Brasileira de cidades justas e sustentáveis. A iniciativa conta com parceiros de peso, a exemplo da Frente Nacional de Prefeitos, Greenpeace, ONU, OAB, UNICEF, Dieese, Fundação Ford, dentre outros.
O objetivo maior é consolidar políticas públicas sustentáveis para o fortalecimento do que a ONU define como a “Nova Agenda Urbana” para o Século XXI. Ao lado de alguns dos maiores especialistas em urbanismo e sustentabilidade, o Prefeito de Afogados participou durante todo o dia de ontem de debates e discussões sobre a importância de um novo planejamento para os aglomerados urbanos.
Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), entre 2005 e 2007, o número de habitantes nas cidades terá um incremento de mais 3,1 bilhões de pessoas. Esse contingente populacional agravará problemas de infraestrutura, serviços públicos, recursos naturais, clima, dentre outros. Na América Latina, 75% da população vive em áreas urbanas. No Brasil, a urbanização foi ainda mais drástica. Hoje, 86,53% da população brasileira é urbana.
Afogados da Ingazeira foi o 8º município Pernambucano e o 1º fora do eixo metropolitano a aderir ao programa e a assumir o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Antes, apenas Recife, Jaboatão, Ipojuca, Camaragibe, Goiana, Itapissuma, Igarassu haviam assinado o termo.
“É nos municípios onde estão concentrados os maiores problemas da humanidade. A cada dia, com a evolução do processo de urbanização, as cidades precisam buscar soluções compartilhadas, novas ideias, novos rumos para o seu desenvolvimento,” avaliou Patriota.
Confira no link abaixo, os 12 compromissos do programa cidades sustentáveis:
Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Núcleo de Comunicação Social



Nenhum comentário: